Folia no Beco da Lama
Tentando resgatar as antigas tradições carnavalescas, o II Carnabeco foi uma alternativa viável e bem-humorada para quem não curte o formalismo oficial do Carnatal e o som dos trios elétricos puxados por bandas baianas.
O II Carnabeco foi realizado no Beco da Lama e nas ruas adjacentes. O evento é promovido pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA), com o apoio da Fundação José Augusto e Offset Gráfica. Segundo o diretor executivo do Samba, Eduardo Alexandre, a festa foi criada para dar aos foliões natalenses um carnaval tradicional, puxado por uma banda de frevo, a Leões Potiguares, comandada pelo maestro Duarte.
O Carnabeco teve início com a concentração no Abech Pub, cujo proprietário, Pedro Abech, compôs “Não Empurre Não”, hino oficial do Carnabeco. O percurso da banda, animando os foliões começaram na Gonçalves Lêdo percorrendo vários bares no Beco da Lama e nas adjacências.
A maior concentração dos foliões foi no Bar da Nazaré e no Bar do Nazir, redutos etílicos tradicionais da boêmia natalense. Jornalistas, advogados, publicitários, fotógrafos, arquitetos, professores, intelectuais, artistas e profissionais liberais, reconhecidos pelos seus talentos em Natal, fizeram a mística da folia do Beco da Lama.
De acordo com o vice-prefeito de Parelhas, Radir Macêdo, que participava da festa, o Carnabeco tem todos os ingredientes para ser um grande sucesso. “É um resgate as nossas tradições carnavalescas de rua. Uma maravilha!”, disse o vice-prefeito, prometendo ser um folião assíduo.
Eduardo Alexandre avalia o II Carnabeco como uma opção para aquelas pessoas que não querem participar do modelo baiano de carnaval com seus abadas e camarotes. O diretor da Samba afirmou que foram gastos somente R$ 400,00 para pagar a banda. "Se investe milhões e a maioria do dinheiro não fica aqui no Estado. Queremos mostrar que é possível fazer uma boa festa, com pouquíssimo dinheiro e com qualidade. Principalmente dando espaço para os artistas potiguares", disse Eduardo.
Alexandro Gurgel
Jornalista - MTB 1032 (DRT RN)
RNatal - Brasil
alexgurgel@matrix.com.br