28/07/2002
Carlos de Souza
Boêmio que é bom volta no domingo Estava lendo meus "emeios" diários, quando dei de cara com um de Eduardo Alexandre, muito engraçado, sobre as atribulações do dono de bar Pedro Abech, o patrono dos boêmios da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências - SAMBA. Peço licença para transcrever alguns trechos. Parece que Pedrinho anda meio agoniado com a revoada de seus antigos fregueses para outros bares do pedaço. Então chamou Eduardo Alexandre e travou o seguinte diálogo.
"- Dunga, quanto é o seu pendura mensal em Aluísio? Aluísio tem um bar nas proximidades, em frente ao Hotel Sol, na rua Heitor Carrilho.
- Tanto.
- Quantas cervejas você toma em média por noite?
- Tantas.
- Pois, a partir de hoje, você tem crédito em meu estabelecimento, foi curto e grosso. Sem pestanejar, Eduardo começou naquela mesma noite o seu pendura. E as conversas evoluíram fáceis com programações sendo discutidas".
Então Eduardo Alexandre começou a pensar em uma maneira de reativar o já tradicional ponto de boemia. "- Precisamos resgatar o bar do turco. Afinal, é o melhor point das adjacências, e não podemos deixar que acabe assim, à mingua. A galera tem que retomar a velha boemia do Abech Pub!" Pensaram em reativar o antigo local do bar, que era no Beco da Lama, nos fundos do estabelecimento que abre suas portas para a Gonçalves Ledo. Levaram a idéia para Pedrinho, que ficou exultante, mas precisa ficar sempre atento às espertezas de Aluísio, dono do bar que oferece a maravilhosa visão da Igreja de Santo Antônio.
"- Dia 29 é o aniversário do violonista Carlança, mas vamos comemorar no dia 28. O barbeiro que ocupava o antigo bar dos fundos entregou o prédio a Pedrinho e aí podemos ter de novo o prazer de ter de volta a boemia do Bar do Pedrinho no Beco da Lama.
Pedrinho topou o desafio e já está de mãos na massa preparando a reentré do Abech do Beco, como o novo bar será chamado. Robério já foi intimado a preparar a fava que será servida, os músicos da cidade já foram todos convidados, e a festa de reinauguração parece que vai correr às mil maravilhas. Ontem me encontrei com Carlos Zens no ônibus e ele prometeu, que se chegar a tempo de Caruaru, onde se apresenta na véspera, vem inaugurar alguns dos pífaros que trará na festa de Carlança, marcando presença para o dia 28.
Com a presença dos melhores músicos da cidade na inauguração do Abech do Beco, não é possível que a coisa agora não dê certo. Ivone já prometeu que o carneirinho voltará a ser servido diariamente e que a cachaça voltará a correr solta desde às 9 da manhã.
Precavido, Julinho já deu seu veredicto:
- Dessa vez parece que vai... Mas se ele for de novo na conversa de Aluísio, aí a coisa volta para as calçadas da Heitor Carrilho".
É bom lembrar que 28 de julho é hoje!!!