quarta-feira, agosto 03, 2005

ÚNICA SAÍDA



Durante a campanha eleitoral de 2002 tive a promessa do Partido dos Trabalhadores de que receberia recursos financeiros para fazer frente às despesas da coligação PT-PL (...) Nove meses após o início dos mandatos vitoriosos, o Partido dos Trabalhadores passou a honrar os compromissos que assumiu durante a campanha de 2002.”
Valdemar da Costa Neto, ex-deputado federal, presidente do Partido Liberal


De todos os grandes partidos hoje com representantes no Congresso Nacional, somente o PT surgiu de seus militantes. De sua própria base, portanto. Os demais se formaram a partir do ajuntamento de políticos já eleitos, oriundos de outras siglas partidárias.
A construção do PT foi uma luta de bem mais que os 25 anos de sua história oficial. Muito antes, homens e mulheres já sonhavam com um partido ético, honrado e democrático para comandar os destinos nacionais.
Esse partido, surgido do povo, não podia nem devia enlamear-se na vala comum. A luta contra a corrupção era a bandeira de maior sensibilização popular e o seu maior compromisso com a população que elegeu vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores, senadores e, por fim, o presidente da República.
Toda a luta do povo brasileiro para construir esse partido e uma nova história, irresponsavelmente, foi atirada aos porcos.
Diante dos fatos hoje expostos à Nação, não existem mais dúvidas de muitas das práticas ilícitas e espúrias que estão postas: caixa 2, suborno, e outros graves pecados cometidos, quer diretamente ou por omissão, tanto pela executiva do PT como pelo governo Lula.
Isentar de culpa o presidente de honra do PT e hoje presidente da República pelas graves conseqüências que põem em risco a democracia e as instituições brasileiras é não ter visão maior: mais importante que o apego ao poder é garantir-se à Nação a existência desse partido dela verdadeiramente nascido.
Lutar por esse partido hoje é exigir punição severa aos que se envolveram no esquema de corrupção agora de conhecimento público, e, além da renúncia à presidência da República, a expulsão de Lula, e de todos os petistas envolvidos, dos quadros do PT.
Sem partidos fortes e consolidados pela prática da formação popular cotidiana, jamais teremos uma democracia sadia e consolidada em terras brasileiras.
O PT foi uma tentativa de nosso povo. Uma luta que precisa ser continuada, mas que só logrará êxito, depois de tudo o que aconteceu, vencendo-se o câncer hoje metastaseado em parte de sua estrutura.
Antes que renuncie ou seja impedido de governar, Lula deve ser, no mínimo por irresponsabilidade e negligência com as instituições brasileiras, o PT incluso, expulso dos quadros do partido que nele teve o seu mais importante nome e referência.
Só a partir daí uma nova história poderá ser construída pelo Partido dos Trabalhadores.

Eduardo Alexandre


Discordo. Da Única Saída.

Steve Robinson
Image Hosted by ImageShack.us
Se lutar pelo partido é exigir punição aos culpados, como propor que Lula renuncie?
Se renuncia, livra-se do processo de impeachment, se houver, e escapa da cassação dos direitos políticos. A renúncia seria pois, o caminho mais curto e mais covarde, meio Pilatos, de lavar as mãos e escapar de tudo.

Quanto ao PT, mesmo sendo maior que sua cúpula, não pode ignorar a importância que toda ela teve na sua construção, quando ser petista era estigma e não charme.
Fico na dúvida se um corpo poderia viver/sobreviver se lhe amputasem a cabeça e o coração. Se saberia como recompô-los.
Não creio. Sobretudo não creio que haja recuperação a curto prazo. E a única maneira que me parece diria da posição dos petistas/corpo do partido na próxima eleição, seria uma enxurrada nunca vista de votos nulos.
Uma demonstração maciça de repúdio enquanto se busca uma maneira de renascer das cinzas.
Um PT como era antes das denúncias, mesmo que com outro nome, não se reconstrói em poucos anos. Pra você e pra mim, não creio. Talvez só quando a gente estiver beirando a senilidade, o Alzheimer, daqui a uns 10-15 anos.

Acho também que a hora é de cautela, de esperar para tomar decisões. Por enquanto, tudo parece indicar que há um imenso mar de lama envolvendo o PT e o Legislativo. Há indícios de envolvimento de Lula, sim. É inadmissível crer que num partido, o mais democrático dos partidos, como colocou Zé Dirceu, essa bandalheira toda acontecesse sem que Lula soubesse, sem que a cúpula soubesse. Mas, esperemos que se demonstre com provas e não com palavras e suposições.
Elas, as provas, virão. E aí, sim, cabe aos petistas, como nós, exigir o julgamento e a punição de todos os culpados.

Mas por ora, Dunga, acho que devemos esperar, estar atentos e tentar ser fortes. Mas com cuidado e sem condenar por indícios.
Afinal, não foi sempre o buscar as raízes, a verdade, a ética que nos norteou?

Um beijazul daqui,



Márcia

por Alma do Beco | 12:54 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker