quinta-feira, junho 23, 2005

OPINIÃO

Listas preordenadas de candidatos: mais uma macaca para lanhar o povo

Jean-Baptiste Debret

Aplicação do castigo da chibata

Estão engendrando uma reforma política onde se tira o direito do eleitor de escolher diretamente seus representantes. Esses seriam propostos e escolhidos pelos partidos políticos, mediante as já chamadas “listas partidárias preordenadas”.
Como funcionaria isso? O partido, em convenção, escolheria em lista decrescente os seus parlamentares preferenciais e estes seriam submetidos ao eleitor. A eleição se daria nos moldes que são hoje, observando-se o coeficiente eleitoral e através dele quantos seriam os eleitos. A diferença é que se o coeficiente indicar quatro cadeiras parlamentares a tal partido, estariam pré-escolhidos aqueles quatro que estiverem na ordem decrescente da lista inscrita nos TRE’s.
Ou seja, seria a ditadura das elites partidárias, onde o coronelismo voltaria a reinar com uma soberania nunca vista no cenário político brasileiro.
Ora, se organizações políticas modernas ainda são dirigidas por elites que manipulam resultados através de crachás previamente comprometidos (e normalmente submetidos pelo poder econômico), como evitar o gerenciamento dos interesses dos caciques partidários quando da elaboração de tais listas?
É retirar do eleitor o direito de escolher os seus próprios representantes, transferindo essa responsabilidade para cúpulas partidárias.
Hoje, o coeficiente indica quantos parlamentares cada coligação ou partido terá direito de representação pela ordem quantitativa de votos de sua lista (que já existe). Com a novidade, parlamentares que alcançarem mais votos do que outros do mesmo partido ficarão para trás pela simples pré-vontade de suas lideranças, já que estas é que realmente vão escolher seus preferidos.
Mais uma forma para burlar a democracia representativa de escolha direta, deixando as elites em posição de conforto e a emergência popular a cada dia mais distante do poder.
Uma coisa elaborada nos laboratórios dos coronéis, para mais uma vez descer a macaca no povo já tão espoliado.
Esteja atento e diga não a mais esse direito que nos querem retirar!


Eduardo Alexandre

por Alma do Beco | 2:51 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker