quinta-feira, junho 23, 2005

BARES E CABARÉS DE NATAL, NOS ANOS 60



Pouco mais de dez por cento,
eu tenho da tua idade.
Minha querida cidade,
eu louvo a todo momento.
Natal, és um monumento,
a transpirar de emoção.
Guardo no meu coração,
também na minha retina,
minha Natal pequenina,
meu amor quatrocentão.

Falando tão bem assim,
da minha linda cidade,
com toda sinceridade,
acrescento, outrossim.
E não falo só por mim;
Natal, prá teus filhos, és;
inspiração nota dez.
E esse poeta apresenta,
na década de sessenta,
seus bares e cabarés.

Era o vício que se tinha,
visitar depois da aula,
Francisquinho, Zéfa Paula,
Acapulco e Francesinha.
Otávio, Raquel, Aninha,
Arpege, Plaza, Ideal,
Rita Loura, que legal.
Margô, lembro em minha loa,
Virgínia e Maria Boa,
que era a melhor de Natal.

A Ribeira era um tesouro.
Lá na Quinze de Novembro,
com saudades, eu relembro,
Magrifh e Rosa de Ouro.
Quem ía furar o couro,
no Bar da Tripa passava.
Na Pensão Coimbra dava,
um beijo numa pequena,
no Beco da Quarentena,
certamente se encantava.

Cleide Drinks era cheio.
E lá na Tenda Cigana,
se tomava muita cana,
na velha Praia do Meio.
Fazendo grande arrodeio,
nas Quintas, se ía bater.
No Soçaite, espairecer,
depois de comer cióba,
ía lá prá Maria Taióba,
continuando a beber.

Ainda lá, digo a vocês:
Madalena, Elisaa, A Lua,
mais abaixo, na outra rua,
o Meu Rico Português.
Lá no Quilômetro Seis,
Dona Nêga e As Duas Rosas.
Jovens, alegres, formosas,
deixavam o cabra nos trinques,
Milagres e Tetê Drinks,
As Divinas e Maravilhosas.

Voltando à velha Ribeira,
lá na Boate Alabama,
com a cara cheia de rama,
na Rua São Pedro inteira.
No final da brincadeira,
Duruca fazia alí,
ensopado de sirí,
e quem passasse batido,
comia o peixe cozido,
na Peixada Potengi...

Bob Motta
Academia de Trovas do Rio Grande do Norte
União Brasileira de Trovadores – UBT – RN
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

por Alma do Beco | 9:57 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker