sábado, março 12, 2005

Segunda poética

Alexandre Henry F. Teixeira
Tribuna do Norte
Pegando a estrada, Macau amanhece mais poética com a instalação “Preto no Branco”, de Guaracy Gabriel e Sayonara Pinheiro, que criaram esculturas gigantes em montanhas de sal

Tribuna do Norte
12/03/05

Yuno Silva - Repórter

Sinônimo de volta ao corre-corre, a segunda-feira sempre foi encarada como uma espécie de fardo para boa parte dos seres humanos que precisam retomar suas obrigações cotidianas. Claro que não podemos generalizar essa afirmativa, mas quem em determinado momento da vida nunca pensou em pular esse dia e acordar direto na terça? Pois bem, se isso serve de consolação motivos não vão faltar para a próxima semana começar com o gás renovado e você com o pé direito. Mas não pense em mágica nem em folga, Natal irá amanhecer mais poética que o Pôr do Sol no Potengi no próximo dia 14 de março - não por acaso o Dia Nacional da Poesia.

A celebração da data começa cedo, às 8h, na Capitania das Artes, cuja programação homenageia o poeta Miguel Cirilo, o jornalista Celso da Silveira e João Alfredo por seu trabalho no carnaval de Natal. A movimentação também irá tomar conta de outros pontos da cidade, principalmente do centro, com atividades no Beco da Lama, Sesc Centro, Praça Kennedy e Palácio da Cultura. A poesia ainda se estende até o bairro do Alecrim, com show e performance no Teatro Sandoval Wamderley, e Petrópolis, com lançamento de livro e intervenções no Lorota´s Bar do Center Onze.

Enquanto na Zona Sul tem “Encontro Poético” com alunos e professores da rede pública de ensino, na Escola Municipal Ascendino de Almeida, no Vale do Pitimbu; e show da cantora Maria Clara e do violonista Franklin Novaes, onde interpretam “Poemas cantados da MPB” no shopping SeaWay a partir das 21h - antes haverá o lançamento oficial da décima edição da revista cultura Preá. Contabilizando tudo serão 16 horas de poesia.

Intervenções, lançamentos e feira de livros agitam a Capitania

A já tradicional comemoração do Dia da Poesia na Capitania das Artes inicia às 8h da manhã com a entrega dos prêmios literários “Câmara Cascudo de Prosa” e “Otoniel Menezes de Poesia”, aos respectivos vencedores Aldo Lopes de Araújo (com o texto “O Dia dos Cachorros”) e Lívio Alves Araújo de Oliveira (com a obra “Página Nua”). O prefeito Carlos Eduardo entregará a cada um o prêmio no valor de 3 mil reais.

Em seguida, às 8h30, o homenageado Miguel Cirilo lança (in memorian) o livro “Elementos do Caos” e o escritor e cinéfilo Moacy Cirne apresenta seu “Luzes, Sombras e Magia: os filmes que fazem a história do cinema”, publicado pela editora Sebo Vermelho. Também terá início a Feira de Sebos, uma Mostra com as edições encarnadas do Sebo Vermelho e a iniciativa “Poesia no Varal”, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins.

Café da manhã e palestra com Capinan e Geração Alternativa

Como “saco vazio não pára em pé”, às 9h tem Café (da manhã) com Poesia e pauta livre para recital, ou seja, o espaço estará aberto para intervenções e declamações. Circulando entre os presentes, o compositor e poeta de Entre Rios, cidade do litoral norte baiano, José Carlos Capinan - um dos responsáveis pela formatação da Tropicália nos anos 60, junto com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Torquato Neto, Rogério Duprat e Gal Costa.

Letrista, poeta, escritor, publicitário, jornalista e médico, Capinan ministra palestra na própria Funcarte, a partir das 10h, sobre sua trajetória poética e aproveita para lançar dois livros: “Inquisitorial” e “Confissões de Narciso” - participação especial do poeta potiguar Mirabô. Ainda no clima debate, João da Rua, Eduardo Gosson e Eduardo Alexandre conversam com o público sobre a “Geração Alternativa”.

“Nossa intenção é ter uma programação variada e que seja voltada para atender as várias regiões da cidade, estimulando o debate, a produção local e oferecendo shows abertos para todos”, explica o presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão, que ainda escalou atrações para fechar o dia no Teatro Sandoval Wanderley: às 19h30 o grupo de teatro Alegria, Alegria faz intervenção prestando as devidas deferências aos homenageados. Meia hora depois, às 20h, o Balé da Cidade interpreta o poema “O Homem”, de Miguel Cirilo, oralizado por Jomard M. de Brito, Pedro Osmar e Paulo Ró.

A dupla Carito e Edu Gomez, também conhecidos como “Os Poetas Elétricos”, encerram o dia com recital a partir das 21h. “Para esse ‘recital-show’ contaremos com uma big band poelétrica: Michelle Regis nos vocais, Miguel Sampaio (baixo), Rogério Pitomba (bateria), Gaspar (teclados) e Juliana (percussão eletrônica)”, adiantou Carito.

João Andrade lança “Por Sobre as Cabeças”

Aproveitando o clima mais que propício, o poeta João Andrade lança nesta segunda-feira, às 8h30 na Funcarte, seu primeiro livro solo de poesia intitulado “Por Sobre as Cabeças”. A obra foi vencedora dos prêmios literários “Luís Carlos Guimarães”, da Fundação José Augusto, e “Othoniel Menezes”, da Capitania das Artes, em 2003.

Andrade é professor de Literatura e foi um dos editores da “Folha Poética”. Participou das coletâneas “Novos Poetas do Rio Grande do Norte” (FJA), “Antologia Literária I, II e III (SPVA), mais “Poetas Brasileiros de Hoje” e “Novas Poesias Brasileiras”, ambas editadas pela Shogun do Rio de Janeiro.

Programação
Dia Nacional da Poesia, 14/3


• Capitania das Artes

- 8h: entrega dos prêmios literários Otoniel Menezes de Poesia e Câmara Cascudo de Prosa

- 8h30: lançamento de livros, abertura da feira de sebos e do varal poético da SPVA

- 9h: Café com Poesia, com presença do poeta baiano Capinan e espaço aberto para recitais

- 10h: palestra com Capinan sobre sua trajetória poética

- 11h: debate sobre “geração Alternativa”, com Eduardo Gosson, Eduardo Alexandre e João da Rua

• Sesc Centro

- 12h: almoço poético

• Beco da Lama

- 12h: Poesia no Beco

- 15h: Sarau e grafite no sebo Cata Livros

• E. M. Ascendino de Almeida, no Vale do Pitimbu, zona sul

- 15h: “Encontro Poético” com alunos, professores e o grupo de teatro Brincarte

• Praça Kennedy, centro da cidade

- 16h: Sarau no Grande Ponto

• Palácio Potengi da Cultura

- 18h: Sarau na Praça da Poesai

• Teatro Sandoval Wanderley, no Alecrim

- 19h30: performance do grupo de teatro Alegria, Alegria

- 20h: o Balé da Cidade interpreta o poema “O Homem”, de Miguel Cirilo

- 21h: recital-show com “Os Poetas Elétricos”

• Lorota’s Bar, no Center Onze, em Petrópolis

- 20h: lançamento de livro de Otoniel Campos

- 22h: Lorota’s Poéticas

• Sea Way Shopping, e, Capim Macio

- 20h: lançamento da revista cultural Preá

- 21h: show “Poemas cantados da MPB” com a cantora Maria Clara e o violonista Franklin Novaes

por Alma do Beco | 10:19 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker