Por Meire Gomes
- Boa noite. Eu gostaria de solicitar o cancelamento de uma linha
telefônica, por favor.
- Pois não, senhor.
Depois de solicitar as informações necessárias, como número do telefone,
endereço, CPF e outras, a atendente prossegue:
- Qual o motivo do cancelamento?
- Não tenho mais interesse em permanecer com a linha.
- Mas por quê?
- Porque me mudei há 2 meses e na nova residência já há uma linha
telefônica.
- Que bom! Agora o senhor poderá ficar com duas linhas telefônicas, pois
essa será transferida sem nenhum ônus!
- Mas não tenho interesse numa segunda linha.
- Veja bem, meu senhor ... O senhor já tem essa linha desde 1997, todas as
pessoas já sabem o número. A não ser que o senhor não queira mais ser
encontrado!
- Minha senhora, eu só quero que a linha seja cancelada ... Aquela linha era
usada exclusivamente para acesso à internet.
- Tudo bem. Mas não há necessidade de cancelar a linha. Existem alguns
procedimentos, e vou mostrar ao senhor que ...
- Por favor, já é a terceira vez que ligo para a central e meu pedido é
literalmente ignorado.
- Mas senhor, agora é um novo contato. Precisamos repassar todos os
procedimentos.
- A linha está sem uso há 2 meses, e permaneço pagando contas sem usufruto
da linha. Meu pedido é para cancelá-la, pura e simplesmente.
- Mas me diga uma coisa: Por quê o senhor se mudou?
- Como? Vou ter que abrir minha vida pessoal para a senhora agora?
- Tudo bem, senhor. Mas então por quê só agora o senhor está solicitando
cancelamento?
- Por que estou certo de não precisar mais da linha, senhora. E esse já é o
terceiro contato durante todo esse período.
- Há alguém morando no endereço atual da linha?
- Sim, há moradores.
- Que bom! Então o senhor poderá "estar repassando" a linha para os novos
moradores, que só pagarão R$ 14,00 pela linha telefônica, isso não é ótimo
para todos nós?
- Por favor. Eu estou solicitando que a senhora can-ce-le a linha. Não
existe interesse da minha parte em ficar com a linha e os moradores da casa
já estão com uma linha telefônica.
- Mas veja bem, o custo é mínimo e ...
- Não há interesse em se manter uma linha telefônica para não ser utilizada.
Por favor, eu não quero mais ouvi-la e exijo o direito de cancelar um
serviço e ...
- Mas não há necessidade da linha ser cancelada! O senhor não está me
deixando passar os procedimentos, tenho certeza que ao final do contato o
senhor entenderá que o melhor para o senhor é permanecer com a linha.
- A senhora já falou tudo. Por favor, cancele a linha.
- Tenha calma, meu senhor. Ainda existem alguns procedimentos. É como um
relacionamento que está terminando ... O senhor tem que pensar melhor.
Nisso, a esposa chamada às pressas, ainda enrolada na toalha e com os
cabelos pingando, morta de cansada do dia feroz de trabalho. A paciência já
havia escorrido pelo ralo só de ouvir a conversa do marido com a atendente.
- Minha senhora, vou passar o telefone para minha mulher, para o segundo
round. Estou exausto, vou me recolher aos meus aposentos..
- Boa noite. Como é seu nome, por favor ?
- (Hesitando). É Fulana dos Anzóis Pereira. O seu esposo está meio alterado,
a senhora pode me ouvir?
- Minha flor, eu já ouvi tudo telepaticamente enquanto eu estava no meu
banho. Só quero fazer uma definitiva pergunta: O que está faltando para a
senhora cancelar uma de nossas linhas telefônicas? Só para resumir: a linha
está sem uso há 2 meses, nos mudamos daquele endereço e temos outra linha
nesse atual e as pessoas que moram naquele já têm uma linha.. Nem nós nem
eles querem ou precisam de uma segunda linha e ...
- Minha senhora, mas a senhora nem me ouviu ainda. Existem alguns
procedimentos, gostaríamos que vocês pensassem melhor, afinal é uma linha
com 7 anos de vida. Temos mais uma sugestão.
- Se a sugestão é bloquear a linha por um período X, já descartamos a
sugestão.
- Mas não é isso, senhora. Vou repassar todos os procedimentos.
- Posso perguntar uma coisinha antes? Não quero morrer sem saber isso.
- Pois não, senhora. Estamos trabalhando para melhor atendê-la.
- Por que quando vamos adquirir uma linha o atendimento é veloz e
desburocratizado e quando vamos cancelá-la vocês moem nossa paciência até a
beira da insanidade?
- Porque é como um relacionamento ... No início não se pensa muito, e há
muito tempo pela frente para novos contatos. O último contato é um fim, e
como todo fim é muito doloroso para ambas as partes ...
- Nossa que romântico ! Então, só para eu ter uma idéia, precisamos passar
ainda quanto tempo para por um fim a esse relacionamento, minha querida ?
- Pois não senhora, agora vou mostrar o último procedimento, pois a senhora
não chegou aqui até então. Nós "vamos estar" oferecendo para a senhora um
bloqueio gratuito de 90 dias, e durante esse tempo, a senhora e o seu esposo
pensam melhor. "Estaremos enviando" uma conta proporcional e a partir daí,
veja como é ótimo, a senhora não pagará nenhuma conta e ao final de 90 dias
teremos o prazer de ter um novo contato, e estou certa de que, uma vez
pensando melhor, vocês "estarão optando" por permanecer conosco.
A empresa quer dar um tempo, ela pensou.Quem nunca pediu um tempo antes para
acabar um namoro depois? Por quê nãoela?
- Pois não, querida. Vamos dar um tempo de 90 dias no nosso relacionamento.
Durante esse período, você promete que a operadora não entrará em contato
conosco para novos procedimentos sob hipótese alguma?
- Sim. Ao final desses 60 dias, a linha poderá ou não ser reativada.
- Mas me responda uma coisa: Eu não tenho direito nenhum de cancelar a linha
agora?
- Veja bem, eu vou repassar os procedimentos para a senhora e ...
- Não querida, peloamordeDeus, eu já entendi tudo. Vamos dar um tempo, está
maravilhoso, foi ótimo falar com você, muito obrigada.
- Pois não, senhora. A &*%&*$ agradece e tenha uma boa noite !!!