terça-feira, março 22, 2005

SANTO ANDARILHO DO NORDESTE

Alexandro Gurgel
Alexandro Gurgel
Clotilde Tavares, aqui com Moacy Cirne

A escritora Clotilde Tavares lança em João Pessoa neste sábado de Aleluia o folheto de cordel “A Vida e a Obra do Padre Malagrida, o Santo Andarilho do Nordeste”, contando a vida do Padre Gabriel Malagrida, missionário que viveu no Brasil no século XVIII e dedicou-se à catequese e a obras sociais.

O folheto, editado pela Engenho de Arte, será lançado durante o lançamento da Confraria do Beco da Faculdade, que ocorrerá no próprio Beco, rua Gabriel Malagrida, ao lado da Faculdade de Direito. A programação terá início às 19 horas e é aberta ao público. O preço do folheto é R$ 5,00 (cinco reais).

Com 24 páginas, o folheto conta em 57 estrofes toda a vida do Padre Malagrida, desde o seu nascimento na Itália, em 1689, o ingresso na Companhia de Jesus e o trabalho missionário feito no Brasil. Palmilhando a pé o interior, desde o Maranhão até a Bahia, Malagrida fundou colégios, igrejas, escolas e abrigos. Protegeu os índios, os pobres a as prostitutas, a quem dedicou a sua obra. Já idoso, chamado a Portugal, desentendeu-se com o poderoso Marquês de Pombal, que o fez condenar à morte pelo garrote vil, sendo depois seu corpo queimado, em 1761.

Clotilde Tavares é paraibana de Campina Grande e mora em Natal, Rio Grande do Norte, onde exerce intensa atividade cultural. Tem vários livros publicados, escreve em jornais, é atriz e diretora de teatro, dramaturga e desenvolve estudos na área da cultura popular. É moderadora da lista de discussão Cidade & Cultura, criada pela arquiteta Rossana Honorato, que tem como temática aspectos culturais da cidade de João Pessoa.

SERVIÇO:

O que? Lançamento do folheto de cordel “A Vida e a Obra do Padre Malagrida, o Santo Andarilho do Nordeste”

Quando? Dia 26 de março, sábado, a partir das 19 horas.

Onde? Durante o lançamento da Confraria do Beco da Faculdade, à rua Gabriel Malagrida, Centro, João Pessoa.

Quanto: R$ 5,00 o exemplar.

Contatos com a autora para entrevistas e esclarecimentos:

(84) 9984-3310

Clotilde Tavares - Natal - RN
http://www.clotildetavares.com.br
http://clotilde-tavares.fotoblog.uol.com.br

por Alma do Beco | 9:36 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker