segunda-feira, março 21, 2005

METAMORFOSE

Alexandro Gurgel
Dia da Poesia 2005 – Beco da Lama
Márcia e Dunga em Dia Nacional da Poesia

Noite morna de domingo. A cidade adormecia enquanto, pela mão, ele me conduzia por desconhecidos caminhos de antigamente. E, dizendo seus nomes, como que os despertava. Rua da Palha, Igreja do Galo, Caminho de Buscar Água, Beco da Lama, Praça da Alegria. E o Grande Ponto, perguntei? Calma, ele disse, chegaremos lá. E me mostrou prédios antigos em estado de pré-decomposição. Espectros de antes. Janelas cegas. Fachadas desfiguradas. Contou-me histórias de ontem e de agora. Caminhemos, dizia. Caminhávamos. À Praça Kennedy, parou sorrindo. Veja, é ali o Grande Ponto. Não sei pôr em palavras o que senti. À medida que ele, calmamente, me explicava a história dos prédios e das gentes daquela esquina, algo mudava. Era como se as fachadas se modificassem. Pessoas surgissem sentadas à calçada. E um burburinho de vozes e risos, do nada, em meus ouvidos, se elevasse. E, conforme a noite avançava, era como se a Natal antiga despertasse e se me revelasse, conquistasse, incluísse. A mim, que viera de outro estado, que a ali não pertencia. E quando refizemos o caminho, de volta aos amigos, em cada canto uma face antiga nos sorria. Não sei se ele as viu. Eu nada disse. Sei que a mim, me acompanharam até a hora da partida. E que Natal nunca mais tornou a ser a mesma. Nem mesmo quando, tendo amanhecido, derramou-se, em versos e risos, celebrando mais um Dia da Poesia.

Márcia Maia

por Alma do Beco | 11:25 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker