segunda-feira, março 14, 2005

Poetas denunciam sujeira nas praias


Domingo, 13 de março de 2005.
Diário vespertino - Ano VIII - Edição Nº 2196 de sábado/domigo - Natal, RN - Brasil
Image Hosted by ImageShack.us
O Jornal de Hoje
12, 13/03/05

ARTE CRÍTICA
Poetas denunciam sujeira nas praias
Quebra-mar em frente à praça da Jangada, em Areia Preta, foi “enfeitada” na manhã deste sábado com várias bandeirolas pretas

Elaine Vládia Oliveira
Repórter

Os poetas de Natal vão comemorar o Dia Nacional da Poesia, que acontece na próxima segunda-feira, de uma maneira diferente: com um protesto. Inconformados com a falta de providências do poder público para com a sujeira das praias urbanas, eles colocaram dezenas de bandeirolas pretas no quebra-mar localizado em frente à praça da Jangada, em Areia Preta.
Segundo um dos artistas, o poeta e jornalista Eduardo Alexandre, a instalação recebe o título de esgoto sanitário e tem o objetivo de chamar as autoridades a tomar providências. Ele também promete mais ações. "Essa é a primeira de uma série de instalações que a gente vai fazer", adianta. Uma das sugestões avaliadas é a colocação de miniaturas de barcos com bandeirolas pretas no rio Potengi, quando a maré estiver cheia. "Lá também é um ponto crítico", ressalta.
Apesar dos poetas serem conhecidos por enaltecer as belezas da cidade, das praias, das belezas naturais, essa crítica é uma forma de fazer com que os cidadãos continuem tendo uma bela Natal. "A gente faz isso com tristeza. Mas queremos continuar fazendo poesia sobre uma cidade limpa, saudável", fala Eduardo.

Wellington Rocha


O poeta também enfatiza que o descaso do poder público é extremamente negativo para a principal atividade econômica do estado - o turismo. Sobre a colocação de placas avaliando as condições da água das praias pelo Idema, ele informa que não acredita que sejam verdadeiras. Esta manhã mesmo, uma indicava que a praia de Areia Preta estava própria para o banho. "Isso é uma mentira. Ontem mesmo estive aqui e estava cheio de merda. Isso mesmo, merda!", indigna-se. O Idema enviou e-mail à redação dizendo exatamente o contrário, que naquela área o banho é impróprio. Ele reclama até mesmo que o poder público autorizou a construção de vários edifícios na área acabando com a bela vista da rua Guanabara, além desses prédios estarem poluindo a praia jogando água servida e esgoto.
Os moradores e pescadores da região concordam com o protesto e fazem mais reclamações. "Não dá para tomar banho nessa água. Se todos apoiarem esse movimento, os órgãos competentes vão melhorar essa situação. Acho um ato justo sem precisar de violência, desordem", opinou o garçom e pescador José Luiz Rocha, 52 anos. Ele caminhava com um neto, na manhã deste sábado, pelo calçadão da praia, mas garante que a praia serve apenas para o passeio. Banho nem pensar. Segundo observa, a falta de segurança é grande porque os hotéis jogam toda a água servida na praia. A babá Josilânia Roberta Pereira também reclama da situação. "Aqui é muito poluído. Por causa desses esgotos, junta rato, inseto. As autoridades precisam ver esse protesto e tomar medidas".
O ajudante de pedreiro Adriano Gomes, 27 anos, também não se conforma com a falta de providências. "A gente fica cheio de doença de pele. Acho muito errada essa placa de próprio. Apesar de terem colocado uma estação de tratamento aqui próximo, a noite um funcionário da Caern abre e vai toda a sujeira para o mar", denuncia. Ele observa até mesmo que chegaram a tirar a placa de banho próprio e colocaram na boca de um bueiro para chamar a atenção das autoridades. "Os policiais chegaram até mesmo a reclamar. Mas foi a nossa forma de protestar", disse Gomes.
Vários entrevistados falaram sobre a prática de ser liberada a água servida da estação de tratamento para praia no período da noite, de maneira que não chame a atenção da população. O líder comunitário de Mãe Luiza, Cristóvão Cavalcanti, também reafirma essa prática. "Isso aqui está abandonado. Tem contaminação de tudo quanto é jeito".

COMEMORAÇÃO
O dia nacional da poesia também será comemorado atividades na próxima segunda-feira. Estão previstos, por exemplo, café da manhã, almoço e jantar no Beco da Lama, às 8. O almoço será uma sarapatel em Nasi, às 13h e jantar um sopão em Nazaré, às 18 h.

por Alma do Beco | 12:00 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker