terça-feira, março 01, 2005

Becodalamense Marinho Chagas


Marinho pisou nos gramados mais
importantes do mundo

Freire Neto
Tribuna do Norte
10/02/02


É tempo de carnaval. E dia de saudarmos o segundo maior lateral-esquerda do século XX. O potiguar Marinho Chagas festeja seus 50 anos (8/02) de gols, dribles, fama, sucesso, mulheres e alguns problemas extra-campo. Polêmico, mas autêntico. Marinho, quem nos anos 70, arriscava-se no ataque e fazia gols, foi diferente e conquistou o seu espaço perante a mídia nacional, internacional e disputou uma Copa – a de 1974. Do Paço da Pátria para o mundo.
É um aquariano nato! Sonhador, cheio de idéias e projetos, conquistou torcidas e amigos nos quatro cantos da terra, jogando ou dirigindo clubes. "Sou internacional", gosta de brincar. Em 1999, conheci a Bruxa – apelido dos tempos do Botafogo/RJ. Como jornalista, estava ao lado de uma fonte, uma estrela, um protagonista de notícias – em sua excelência. Um dos maiores astros do esporte norte-rio-grandense. Conhecido por todos, brincalhão, humilde, mas ídolo. Fiz uma matéria especial e adquiri o respeito de Marinho.
Em casa, analisei o momento. Aquele foi e ainda é ídolo de centenas e até milhões de torcedores – que o digam torcedores do Náutico ou botafoguenses. Esteve numa Copa do Mundo, fez grandes gols, é amigo de outros "Monstros Sagrados" da bola, como Rivelino, Jairzinho, Zico, Zagallo e Nílton Santos e, por instantes, esteve ao meu lado – o que já se repetiu várias vezes.
"Tenho um grande prazer de dizer que depois do Nílton Santos, Marinho foi o segundo maior lateral do mundo. Como pessoa, é um grande amigo, e tenho uma grande admiração por ele", declarou Jairzinho - o furacão da copa de 1970, ex-atacante do Botafogo e seleção brasileira.
O Marinho se aposentou, voltou para Natal, deu aulas, palestras, dirigiu clubes por vários países. Mas sempre retorna a sua cidade, e, aqui, quase nunca é lembrado e muito pouco ovacionado. Pisou na bola várias vezes, mas quando esteve nas quatro linhas do gramado, fez história e muitos carnavais.
Grande Marinho Chagas. Pessoa fácil, mente misteriosa, vivendo uma luta diária pela vida e realização de seus sonhos. O maior de todos, é a criação de um Centro de Treinamento para formar craques e, quem sabe, novos Marinhos, Souzas, Nonatos, Dequinhas e tantos outros.
Viveu muitas alegrias e frustrações, mas se diz feliz. Mas nunca realizado. Some, aparece, viaja e sempre que se lembra, entra em contato. É um ídolo que vive acima de nós mortais. É um gênio e, como todos os gênios, polemizou, modificou a história e fez o futebol mudar. Mas a lição desse ídolo deve ser aprendida pelos jovens e por todos que vivem e fazem o futebol.
Porém, hoje é dia de festa, alegria, ovacionamentos e palmas para a "Bruxa". Feliz aniversário Marinho, e luz na sua vida, ainda mais do que você já teve. "Eu não me arrependo de nada do que fiz. Pelo contrário, faria tudo outra vez, mas faria diferente, com mais precaução e mais segurança. Não jogaria dinheiro fora, como joguei antes. Mas eu vivi muito. Tem muita gente que não viveu um terço do que eu. Eu tenho 50 anos, mas já vivi por 200."

por Alma do Beco | 8:55 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker