sábado, fevereiro 26, 2005

Ontem no Beco



Ontem, no Beco, tive a felicidade de conversar horas com o compositor Mirabeau Dantas, uma legenda da música natalense.
Jovem, casado com Odaíres, irmã de Terezinha de Jesus, Mirabeau foi residir na Praia do Meio, logo à direita de quem descia a Ladeira do Sol – que ainda não tinha esse nome, vizinho ao clube do Bandern (hoje em ruínas). Ali, Mirabeau concentrou amigos em sua volta. Em sua casa, foram recebidos músicos e cantores hoje consagrados, mas que apenas estavam começando.
Logo mais adiante, Claudinho Lima mantinha o seu ateliê de pintura. Os artistas plásticos cearense Chico Kurroutec e paraibano Sandoval Fagundes viriam a seguir.
Sérgio Dieb, Graça Arruda e João Gualberto, muitos natalenses da gema, passaram a freqüentar o que hoje chamamos Praia dos Artistas.
Foi o ajuntamento dessa gente que deu origem ao nome.
Quem começou a chamar aquele pedaço de Praia dos Artistas foi Sérgio Dieb, que, à época, nem sonhava ser vereador.
Convidei Mirabeau para uma conversa no programa “Câmara Cultural”, que faço com Leonardo Sodré, na TV Câmara, canal 37, à cabo. O programa voltará a ser exibido essa semana, depois de um recesso de dois meses, mantendo a formatação original.
Também entrevistaremos Eduardo Viana, para falar sobre o Corredor Cultural e o Beco da Lama da Gastronomia, com comidas bem regionais, depois de revitalizado.
Faremos, como sempre fazemos homenageando a poesia, um ligeiro histórico do poeta Berilo Wanderley e encerraremos o programa com uma poesia sua.
Convidei Terezinha de Jesus para montar um show só com músicas de Mirabeau para o Dia da Poesia. Na data, estará em Natal, fazendo parte da programação, o compositor Capinam, amigo de Mirabeau, Terezinha, Odaíres, Dácio Galvão.
Nesta segunda, vamos fechar a programação do 14 de Março, com instituições envolvidas e quem mais quiser aparecer.
Pretendemos ocupar a Capitania, o Palácio da Cultura/Praça da Poesia, Grande Ponto, Câmara Municipal, Beco da Lama, Beco da Voluntários da Pátria (Sebo de Jácio e Verinha) com programações durante todo o dia, encerrando no Lorota`s, que promete esperar tudo terminar para fechar a programação com performances e música.
O Café do Beco, Daniele Brito está preparando.

Logo mais, estaremos no Beco para outras conversas.
Vá lá.
Dunga

por Alma do Beco | 11:43 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker