sábado, janeiro 29, 2005

Centro Cultural da Ribeira – 50 anos de arte

Centro Cultural da Ribeira
50 anos de arte Por Alex Gurgel Bisneto*
Tribuna do Norte em 25 de novembro de 2055

Neste final de semana inicia-se a comemoração dos 50 anos da inauguração do Centro Cultural da Ribeira e os artistas e intelectuais da cidade se reúnem para festejar a data durante todo esse mês de dezembro. Os preparativos são muitos. No memorial do “Beco da Lama” será aberta, na primeira semana, a amostra de pintura de desenho em homenagem aos artistas “Eduardo Alexandre Garcia” e “Leonardo Sodré”.
A exposição mostrará as pinturas abstratas de Garcia, conhecido na sua juventude como "Dunga" e as famosas caricaturas de Sodré.No ‘Museu da Fotografia de Natal’ será inaugurada a sala “Interiores” onde serão expostos os trabalhos de fotógrafos ilustres como “Hugo Macedo” e “Lenilton Lima”. O museu ganhará mais 150 fotografias de Natal completando um acervo de 1200 registros fotográficos da cidade.
Na Casa da Ribeira, tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade, serão apresentadas diariamente peças que concorrerão ao Prêmio “Henrique Fontes” de dramaturgia e aos fins-de-semana serão exibidos 50 filmes entre curtas e longas metragens realizados durante esse ano no estado.Nas Travessas Argentina e Venezuela serão montadas oficinas de pintura e artesanato objetivando o público infanto-juvenil da cidade que serão orientados pelos professores de artes da rede pública de educação.
Como registro histórico serão reeditadas as obras das escritoras “Clotilde Tavares” e “Cristina Tinoco” e o lançamento está programado para a segunda quinzena do mês no histórico “Café Salão Nalva Mello”. As obras reúnem crônicas e poesias das duas imortais.Será montado um palco no “Largo José Alexandre Garcia” onde se apresentarão o “Coral de Jovens de Felipe Camarão” e o “Grupo de Cordas das Rocas” interpretando as obras do maestro “Camilo Lemos”.Segundo os organizadores, as festividades de comemoração dos 10 anos do Centro Cultural não param por aí. Em paralelo acontecerá o “IV Festival Gastronômico Potiguar” que premiará os 10 primeiro colocados (Chefes e cozinheiros) com uma viagem por todas as capitais do País divulgando a culinária potiguar e participando de cursos de aperfeiçoamento.
No pátio do Museu Rodoviário do estado (antiga Rodoviária Velha) será instalada a 15a Bienal do Livro de Natal. Lançamentos de livros e saraus poéticos serão realizados todos os dias. Dentre os lançamentos está o polemico livro do escritor Mário Henrique Dantas Araújo. Na década de 20 o autor reuniu e publicou crônicas e estórias de sua autoria que abordava temas como sexo, pudor, erotismo e tudo aquilo que constrange alguns segmentos de nossa sociedade. Foi criticado e chamado de ‘ O Nelson Rodrigues pós-moderno’. O seu livro foi recusado por muitos livreiros da cidade e só agora, após ser traduzido em três línguas e comercializado em 25 paises, estará disponível aos leitores potiguares.
Todas as manifestações artísticas estarão presentes a comemoração do CCR (Centro Cultural da Ribeira). No Núcleo de Danças Populares Mestre Cornélio, antiga Estação Ferroviária, serão apresentadas danças antigas e quase desaparecidas como o Pastoril, o Boi Calemba, Coco de Roda, Lapinha, Congada, Chegança e outras.
No último dia será lançada a coleção ‘Câmara Cascudo - Um Provinciano Incurável’ pela ONG Beco da Lama. Serão 160 livros do mestre Cascudo reunidos em uma coleção que será distribuída para cada escola pública, além das bibliotecas do estado.A organização do evento espera a presença de 1.500 pessoas por dia participando da comemoração.

Crônica escrita por José Correia Torres Neto, prevendo (ou desejando) o futuro *

por Alma do Beco | 10:11 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker