Vou citar um nome depois do outro, um nome depois do outro.
Roberto Jefferson
Será um triste dia severino!
Eduardo Bagnoli/Sectur
Prosas e Pensamentos:
Hoje, a Livraria Sparta promoverá, dentro do projeto “Prosas e Pensamentos”, a palestra “O descobrimento: Casual, Intencional e Aonde?” proferida pelo pesquisador Lenine Pinto. O evento reunirá escritores, artistas e pesquisadores da cultura regional. A proposta da livraria é apresentar aos estudantes universitários e do ensino médio, pesquisadores e ao público em geral o que se tem de mais expressivo no estado do Rio Grande do Norte.
No projeto “Prosas e Pensamentos”, que permanecerá até o mês de novembro de 2005, serão abordados assuntos sobre cangaço, poesia, urbanização da Cidade do Natal, história, artes, entre outros.
Sobre o Autor
O pesquisador potiguar Lenine Pinto é autor de “Eisenhower e a conquista de Berlim” – 1986, “Natal,RN” – 1975, “Os americanos em Natal” – 1976, “Natal, USA” – 1995, “Reinvenção do Descobrimento” – 1998, “A integração do Rio Grande do Norte e do Amazonas à província do Brasil” – 1998, “Ainda a questão do descobrimento” – 2000 e “A coleção José Gonçalves” - 2002.
As pesquisas realizadas por Lenine Pinto figuram como documentos históricos de grande importância para a história do Rio Grande do Norte.
Em dois de seus livros, “Os Americanos em Natal” e “Natal, USA”, apresentam a correspondência de Luís da Câmara Cascudo onde justifica as presentes obras como “...ensaio, movimentado, colorido, feiticeiro de atração e originalidade...”. São obras testemunhais e fundamentadas em registros da época que apresentam o cotidiano de Natal e de Parnamirim Field quando viveram o auge de sua existência.
Lenine Pinto publicou em 1998 o livro “Reinvenção do Brasil” onde apresenta o resultado de suas pesquisas sobre a intencionalidade e o verdadeiro ponto de chegada da esquadra de Cabral. Seus estudos culminaram em outra obra que foi publicada em 2000: “Ainda a questão do descobrimento”; que apresenta as evidencias náuticas e fontes documentais que apontam a área do Cabo de São Roque (RN) como provável ancoradouro de Pedro Álvares Cabral.
O jornalista Alexandre Garcia, em seu artigo “No começo, era o erro”, sugere que, baseado na obra de Lenine Pinto, “...está na hora de termos a inteligência e a humildade de reconhecer que nos enganamos no lugar da chegada.”
Sua pesquisa repercutiu de maneira instigante no meio acadêmico e definiu o momento de repensar a história do Brasil.
Informações Gerais
Evento: Ciclo de palestras “Prosas e Pensamentos”
Local: Livraria Sparta
Data: 14/09/2005
Horário: 18:00h
Entrada gratuita
Palestrante: Lenine Pinto – Pesquisador
Tema: “O descobrimento: Casual, Intencional e Aonde?”
Netuno
Mergulhei nesse mar de palavras
Claras, limpas, convidadoras
Senti o gosto diferente de cada uma
Salgadas, doces, conquistadoras
E como num passe de mágica
Comigo mergulham outros
Juntos ao mesmo tempo separados
Sentindo frio, calor, perdidamente
Apaixonados
Deborah Milgram
Lampejo da Morte
Só o fato: o engano.
Lampejo todo da morte:
Vantagem de seguir só.
A amizade de um Deus fatídico
E o pernicioso ser.
Alma de volúpia eletrizante;
Frangalho humano que se espalha
Em negras nuvens.
Abelha de um vôo plácido:
Ovelha negra
Da família imperial!
Eduardo Alexandre