quarta-feira, setembro 14, 2005

LENINE HOJE NA SPARTA

Marcus Ottoni


Vou citar um nome depois do outro, um nome depois do outro.
Roberto Jefferson

Será um triste dia severino!


Eduardo Bagnoli/Sectur


Prosas e Pensamentos:
Lenine Pinto e a intencionalidade do descobrimento

Hoje, a Livraria Sparta promoverá, dentro do projeto “Prosas e Pensamentos”, a palestra “O descobrimento: Casual, Intencional e Aonde?” proferida pelo pesquisador Lenine Pinto. O evento reunirá escritores, artistas e pesquisadores da cultura regional. A proposta da livraria é apresentar aos estudantes universitários e do ensino médio, pesquisadores e ao público em geral o que se tem de mais expressivo no estado do Rio Grande do Norte.

No projeto “Prosas e Pensamentos”, que permanecerá até o mês de novembro de 2005, serão abordados assuntos sobre cangaço, poesia, urbanização da Cidade do Natal, história, artes, entre outros.

Sobre o Autor

O pesquisador potiguar Lenine Pinto é autor de “Eisenhower e a conquista de Berlim” – 1986, “Natal,RN” – 1975, “Os americanos em Natal” – 1976, “Natal, USA” – 1995, “Reinvenção do Descobrimento” – 1998, “A integração do Rio Grande do Norte e do Amazonas à província do Brasil” – 1998, “Ainda a questão do descobrimento” – 2000 e “A coleção José Gonçalves” - 2002.

As pesquisas realizadas por Lenine Pinto figuram como documentos históricos de grande importância para a história do Rio Grande do Norte.

Em dois de seus livros, “Os Americanos em Natal” e “Natal, USA”, apresentam a correspondência de Luís da Câmara Cascudo onde justifica as presentes obras como “...ensaio, movimentado, colorido, feiticeiro de atração e originalidade...”. São obras testemunhais e fundamentadas em registros da época que apresentam o cotidiano de Natal e de Parnamirim Field quando viveram o auge de sua existência.

Lenine Pinto publicou em 1998 o livro “Reinvenção do Brasil” onde apresenta o resultado de suas pesquisas sobre a intencionalidade e o verdadeiro ponto de chegada da esquadra de Cabral. Seus estudos culminaram em outra obra que foi publicada em 2000: “Ainda a questão do descobrimento”; que apresenta as evidencias náuticas e fontes documentais que apontam a área do Cabo de São Roque (RN) como provável ancoradouro de Pedro Álvares Cabral.

O jornalista Alexandre Garcia, em seu artigo “No começo, era o erro”, sugere que, baseado na obra de Lenine Pinto, “...está na hora de termos a inteligência e a humildade de reconhecer que nos enganamos no lugar da chegada.”

Sua pesquisa repercutiu de maneira instigante no meio acadêmico e definiu o momento de repensar a história do Brasil.

Informações Gerais
Evento: Ciclo de palestras “Prosas e Pensamentos”
Local: Livraria Sparta
Data: 14/09/2005
Horário: 18:00h
Entrada gratuita
Palestrante: Lenine Pinto – Pesquisador
Tema: “O descobrimento: Casual, Intencional e Aonde?”




Netuno

Mergulhei nesse mar de palavras
Claras, limpas, convidadoras
Senti o gosto diferente de cada uma
Salgadas, doces, conquistadoras

E como num passe de mágica
Comigo mergulham outros
Juntos ao mesmo tempo separados
Sentindo frio, calor, perdidamente
Apaixonados

Deborah Milgram



Lampejo da Morte

Só o fato: o engano.
Lampejo todo da morte:
Vantagem de seguir só.
A amizade de um Deus fatídico
E o pernicioso ser.
Alma de volúpia eletrizante;
Frangalho humano que se espalha
Em negras nuvens.
Abelha de um vôo plácido:
Ovelha negra
Da família imperial!

Eduardo Alexandre

por Alma do Beco | 8:10 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker