quarta-feira, julho 06, 2005

IMPEACHMENT PARA LULA?

IstoÉ Capa 1861
IstoÉ
Luís Inácio Lula da Silva, junho de 2005
E agora José?

Quando estive em Alta Floresta, cidade do Mato Grosso na divisa com Pará e Amazonas, conheci Ana Luísa Riva.
Na ocasião, ela era a Chefe do Escritório Regional do IBAMA de Alta Floresta.
Além de muito simpática e prestativa, Ana Luísa demonstrou ser muito dedicada ao trabalho.
Por iniciativa dela, foi desenvolvido um sistema de cadastramento de empresas madeireiras que propiciou a identificação de empresas fantasmas que promovem o desmatamento ilegal da Amazônia.
Em abril deste ano, a Gerência Regional do IBAMA de Sinop, à qual o Escritório de Alta Floresta é subordinado, teve o seu titular afastado por suspeita de envolvimento em irregularidades.
Ana Luísa foi convidada para assumir o cargo.
Cerca de um mês depois, os jornais e televisões do Mato Grosso estamparam a imagem de Ana Luísa algemada e presa como integrante de uma quadrilha que pratica crimes ambientais na região.
Dois dias depois, foi preso em Brasília Antônio Carlos Hummel, Diretor de Florestas do IBAMA, sob as mesmas acusações de Ana Luísa.
Não conheço e jamais tive contato com Hummel.
A prisão de ambos causou espanto.
Trata-se de fundadores e militantes do PT, ambientalistas reconhecidos pelo trabalho que desenvolviam.
Os advogados de Ana Luísa ingressaram com o pedido de habeas corpus, o qual foi concedido, desde que a acusada fosse interrogada.
O delegado da Polícia Federal não a interrogava dizendo que ela deveria ser interrogada pelo Ministério Público o qual afirmava que o depoimento deveria ser colhido pela Polícia Federal.
Por que associei Hummel a Ana Luísa?
Porque no dia 25 de junho saiu uma notícia em O Globo, na qual há uma mensagem do delegado Tardelli Boaventura, da Polícia Federal, a um amigo em que relata a experiência: "O depoimento desse senhor (Hummel) foi uma das coisas mais angustiantes que já vivi na Polícia Federal. Aliás, dele só não. Também da senhora Ana Luísa Riva, então gerente do Ibama em Sinop, Mato Grosso, e presa a pedido do Ministério Público Federal (a propósito, ela também é filiada ao PT)", afirma Tardelli no e-mail enviado ao colega. - para ler a matéria completa, por favor, clicar aqui.
Continuam presos muitos funcionários do IBAMA com sérios indícios e graves acusações de crimes ambientais, entre eles há fundadores e militantes do PT.
Atualmente, o interventor do IBAMA no Mato Grosso tira o sofá da sala e promove o fechamento de diversos escritórios regionais do IBAMA; o resultado será o aumento de atividades ilegais relativas a desmatamento, tráfico de animais silvestres, extração mineral, além de roubo do patrimônio genético.

Recentemente, o Senador Eduardo Suplicy, que sempre tive em conta de homem sério e digno, reconheceu que em 1992 assinou um documento acusando o Deputado Roberto Jefferson de receber um milhão de dólares para ficar ao lado do então Presidente Collor; o senador não contestou a afirmação de que a declaração assinada por ele não correspondia à verdade.
O senador do PT paulista ainda continua merecedor de respeito e crédito, contudo, esperamos que a experiência sirva para que o senador não aja açodadamente, pois uma ação leviana dele pode causar, como já causou, irremediáveis danos à imagem de outrem.

A Senadora Ideli Salvatti, do PT de Santa Catarina, numa sessão da CPMI dos Correios, fez uma série de acusações a um funcionário da ECT. Após ler a longa lista de acusações, a senadora a assinou, entregando-a à presidência da comissão; contudo, o que me espantou foi o fato de a senadora demonstrar claramente não saber se eram verdadeiras as acusações que formulara; a senadora não foi capaz de informar que recebera uma lista anônima de acusações, encaminhando-as à mesa diretora dos trabalhos para que as mesmas fossem apuradas; de forma leviana, inconseqüente e irresponsável, a senadora desrespeitou o povo brasileiro ao não atuar com a seriedade que o cargo dela exige.

Ninguém contestou um fato apresentado pelo Deputado Roberto Jefferson.
A Polícia Federal, por determinação de uma juíza federal de Brasília, sem jurisdição no Estado do Rio de Janeiro, invadiu duas residências em Petrópolis.
A primeira, por engano, de um casal que se encontrava na cidade do Rio de Janeiro.
A segunda, da filha do Deputado Roberto Jefferson.
As invasões ocorreram quando o Deputado Roberto Jefferson se dirigia para a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados para depor.
Um parlamentar presente à sessão, após indagação ao Deputado Roberto Jefferson, afirmou que a referida juíza é casada com um procurador da república nomeado por Lula.

A Senadora Heloísa Helena, do PSOL de Alagoas, demonstrou que, durante o depoimento, em sessão fechada, do funcionário da ECT Maurício Marinho, o então Ministro José Dirceu e o Ministro Aldo Rabelo se encontravam na casa do Deputado Roberto Jefferson e a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal noticiou que, durante o depoimento, repito: em sessão secreta!, Maurício Marinho isentou o Deputado Roberto Jefferson.
A dedução da Senadora Heloísa Helena foi lógica: a quebra do sigilo da sessão, promovida pela Polícia federal, em desacordo com as funções de Estado do órgão, como elemento de informação para um possível acordo entre os dois ministros e o deputado no sentido de encerrarem o assunto com apenas um culpado: o subalterno funcionário.

O mesmo acordo que, através de um pronunciamento tortuoso, o Deputado Jorge Bittar, do PT do Rio de Janeiro, insinuou ao Deputado Roberto Jefferson; a única preocupação do deputado carioca foi demonstrar que não foi responsabilidade do governo a gravação da fita que incriminou o Sr. Maurício Marinho.

O Senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, fez uma comparação, na qual ressaltou que Collor não interferiu na comissão que levou ao impeachment dele, ao contrário, botou a Polícia Federal, o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República, além de outros meios, à disposição da comissão.
Ao contrário, Lula tem interferido para dificultar o trabalho da atual comissão, embora diga que quer a apuração dos fatos e a revelação da verdade.

Lucáks, ao ser indagado sobre a condição dele de marxista, afirmou que era marxista não porque Marx houvesse acertado algumas previsões econômicas, mas pelo método desenvolvido e aplicado por Marx e Engels à análise do processo social, ou seja, pelo materialismo dialético e pelo materialismo histórico.

Paulo Freire certa vez afirmou que uma sociedade se caracteriza não pelo que ela produz, mas como produz, ou seja, mais uma vez a questão do método.

O PT tem se caracterizado, nestes vinte e cinco anos, por ser maniqueísta.
O PT, segundo ele próprio, é do bem e os diferentes são do mal.
A integridade, honestidade, seriedade petistas são um axioma, dispensam demonstração, pois sendo petistas, estes atributos lhes são imanentes.
Além de maniqueístas, são casuístas.
Como se não bastasse, são corporativistas.
Toda a bancada do PT do Rio de Janeiro votou contra a implantação do ensino público de qualidade, em horário integral, nas escolas públicas estaduais.
E o fizeram para não favorecerem eleitoralmente o Governador do Estado do Rio de Janeiro, o qual construíra 507 escolas em horário integral.
Os interesses eleitorais do PT sempre foram colocados acima dos interesses do povo brasileiro.
A lógica era a mesma de sempre: os fins justificam os meios; a vitória do bem justifica todas as práticas.

Quando foram detectadas evidências de corrupção na primeira prefeitura petista de São Paulo, foi desencadeada a campanha nacional cujo lema era: honestidade não se pune.
Um ou outro subprefeito foi afastado, um secretário municipal também.
Se eram honestos, foram injustiçados.
Se eram culpados, deveriam ser punidos.
Nada.
Caso abafado.
Na mesma época, Lula viajava, na condição de candidato a presidente, em um avião particular de propriedade do filho do Deputado João Alves, o famoso Anão do Orçamento.
Não importava que o filho do deputado fosse o proprietário da empresa fornecedora da merenda escolar para toda a Prefeitura de São Paulo.
A singela justificativa é que ele é um ex-colega de faculdade de Jorge Bittar.
Quem não conhece casos de uso da estrutura sindical e das ONGs a serviço do PT?
O aparelhamento da estrutura sindical levou à sua aniquilação como representação dos interesses dos trabalhadores.
Mais uma vez, o método: os interesses partidários, a vitória do bem, acima dos interesses das categorias profissionais representadas.
E deu no que deu.
Tão logo Lula assumiu o governo, tornou-se voz corrente que ele liqüidaria os sindicatos e promoveria algumas ONGs à condição de Organizações Neo Governamentais.
Através delas, quantos recursos têm sido drenados do Estado Brasileiro?
Uma completa promiscuidade entre os interesses de partido, de governo e de estado.
A conseqüência natural foram os atos antidemocráticos, em absoluto desrespeito às normas e leis instituídas.
Lula chegou ao Planalto com um projeto de poder, sem projeto de governo, sem projeto de país.

A superficialidade no trato dos problemas nacionais, inconseqüência e irresponsabilidade no trato da coisa pública, desrespeito aos mais elementares direitos.
Infelizmente estas são as características do modo petista de governar.

O tesoureiro do PT, em entrevista coletiva, repetiu a tese de que o PT é uma vítima dos conservadores que não aceitam negros em universidades, não aceitam pobres em universidades particulares.
Ou seja, o governo retira dinheiro público do Sistema de Educação Pública, repassa para universidades particulares, distribui bolsas de estudos (quais os critérios? eleitoreiros? fisiológicos?) e quer dizer que quem é contra este absurdo é a elite conservadora?
Será a elite contrária a que o governo não invista no ensino público em todos os níveis e crie um sistema de cotas para mascarar a falência, promovida pelo próprio governo, da educação pública?
Os banqueiros internacionais elogiam Lula, por quê? Por seu governo proporcionar os maiores lucros aos banqueiros em todo o Mundo! - para ver uma explicação, por favor, clicar aqui.
Ao contrário de Delúbio, o Deputado Fernando Gabeira, do PV do Rio de Janeiro, acusa o PT de crimes contra a democracia, contra a humanidade e contra o planeta - ver o pronunciamento do deputado clicando aqui.
Aliás, se o Senador Pedro Simon fez uma comparação desfavorável a Lula com Collor, o Deputado Gabeira comparou o PT à Ditadura Militar, na qual disse que os militares o torturaram e, mesmo assim, o respeitaram, mas o PT queria que ele abrisse mão da própria alma - ver na íntegra clicando aqui.

É muito triste vermos tudo isto, pois muitos se apegaram sinceramente ao sonho, acreditaram que um novo tempo chegara, que as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais estariam em marcha.
É muito difícil reconhecermos uma derrota, em muitos casos a recuperação é lenta, principalmente porque não acreditamos quando os sonhos foram frustrados, quando fomos traídos.
Mesmo os que votamos em Lula por considerá-lo o menos ruim, ainda assim, fomos traídos.
Há um texto muito interessante de Darcy Ribeiro, cuja leitura acho apropriada ao momento, trata-se de Fala aos Moços que ele inicia afirmando: "Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando e lutando, como um cruzado, pelas causas que me comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isto não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que nos venceram nessas batalhas." - para ler o texto integral, clicar aqui.

Não podemos ser levianos, inconseqüentes e irresponsáveis de acusarmos inocentes.
Da mesma forma não podemos desprezar indícios e evidências, não podemos aceitar que sérias denúncias não sejam apuradas; mais ainda: não podemos aceitar que o governo utilize a máquina de estado para questões restritas de governo, de partido e de indivíduos.
É inconcebível aceitarmos que o governo continue a fazer todos os esforços, a utilizar todos os meios para impedir que a corrupção venha à tona.
Cabe a todos nós, sobreviventres da utopia, uma tarefa histórica que exige muita coragem.
Pelos indícios, pelos métodos, não há mais dúvidas que, se quisermos passar o Brasil a limpo, não há como não iniciarmos imediatamente o processo de impeachment de Lula.

"O erro pela causa o presidente aceita. O erro em causa própria, não"
José Genoino aqui

"Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós"
Agostinho Neto
"Quando a riqueza de poucos afronta a miséria de muitos, a insegurança é de todos"
Josué de Castro
"A resignação é um suicídio cotidiano"
Balzac citado por Leila
"Ousar lutar, ousar vencer!"
Carlos Lamarca

MANOEL CARLOS PINHEIRO
Sábado, Julho 02, 2005
Para acesso às referências:

por Alma do Beco | 2:09 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker