quinta-feira, maio 19, 2005

TINHA UM MEIO DO CAMINHO

Politeama
Cine Politeama

Viro todos os dias as esquinas de todas as ruas
Álvaro de Campos


Saio a caminhar a cidade pelos meus olhos de antigamente.
Vou ao centro, tomo uma Antarctica casco verde na Confeitaria Cisne, ali, bem em frente à Casa Vesúvio.
Converso sobre o jogo de domingo com João Machado. Elogio seu “Corruchiado” do meio-dia da Rádio Cabugi do governador Aluízio Alves.
No Furamundo, o jeep guerreiro do prefeito Djalma Maranhão, chegam da Delícia, da velha e ainda próspera Ribeira, Zé Alexandre e Dozinho, em conversas de carnaval.
Falam em trazer Capiba e Claudionor Germano para o carnaval de Natal, mais precisamente para o do ABC Futebol Clube, com sede em estilo moderno e dancing de primeiro andar a fazer inveja ao decadente Natal Clube, ali da esquina desta João Pessoa com a Rio Branco.
O Grande Ponto ferve. Começa a se fazer ebulição e o burburinho vez por outra é atrapalhado pelos gritos de Maria Mula Manca a querer agredir fisicamente alguém, depois de ser molestada “moralmente” por algum canalha.
O vespertino chega pelas mãos de Cambraia.
— Diáris! Olha o Diáris! Mulher mata marido bêbado com banda de tijolo! Olha o Diáris!
E o normal volta ao normal na praça da cidade.
Chegam as notícias da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa. Comenta-se o tiro que o deputado disparou e atingiu o deputado em plena sessão.
As discussões sobre quem ganhará o clássico do próximo domingo são a tônica do lugar. ABC X América está na alma de todos e as apostas estão lançadas, com vantagens de empate e ou até de goals, como se escrevia à época da inauguração do Juvenal Lamartine.
Por baixo do seu silecão comprido, João ajeita o ovo, volume às vistas de todos, mas não o esconde dado ao agigantado do bicho. Luís Tavares toma uma, por exigência de casco preto, e fala de vaquejadas. Recusa conversas de viagens, pombos e ternos LS-120 brancos como o que traja, combinando com seus sapatos bicolores pretos e brancos, moda nova na cidade.
Carlos Lima está apreensivo. Vem da Prefeitura com conversa de que as Forças Armadas preparam algo. Conspiram.
O Grande Ponto tem medo.
Dali, para todas as ruas da cidade, convergem seus assuntos. Passam por becos, ruelas, vilas como a Cremilde ou a Matilde; vilarejos de lá das bandas das Quintas ditas profundas; sítios do Carrasco.
Ali, Baracho será enterrado e virará santo ou herói, ele que é o temor da cidade e notícia de todas as horas nas rádios temerosas da próxima ação do bandido; ele que é diariamente estampado nos clichês nas casas de máquinas de A República, Diário, Tribuna e Correio do Povo, do velho senador Dinarte Mariz.
Dali, assisto à chegada dos jovens que se dirigem para o Nordeste, Rex ou Rio Grande e tenho saudade do Politeama, onde maravilhávamo-nos com Chaplin e O Gordo e o Magro e; dos tempos que levava a família para um "poli" na sorveteria famosa.
Deste meio do caminho de todos, vejo o morro do Tirol tomado por umas poucas casinhas de palha. Temo que um dia a catedral que a igreja constrói, ali, no final da rua, tome a paisagem, bela paisagem de nós todos que rezamos ao padre João Maria, protetor de todos nós.
Tomo um cafezinho quente enquanto converso com Rossini e me despeço.
Tardezinha já sem sol, assim mesmo me cubro com meu chapéu de palhinha e caminho para minha residência, onde os meninos e mulher me esperam para o jantar.
Vou ouvir “Jerônimo, o Herói do Sertão" depois da "Hora do Ângelus", depois janto e vou para a frente de casa, conversar miolo de quartinha com os moleques e vizinhos na calçada.
Vida besta essa minha.
Amanhã tem tudo de novo.



Eduardo Alexandre

por Alma do Beco | 11:33 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker