quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Morte e vida Severino

Léo Sodré

Alex Medeiros
O Jornal de Hoje
16.02.05

A esquerda foi quem começou a considerar as elites um mal para o País. Dos anos 60 para cá, virou moda atribuir a elas todas as desgraças em solo pátrio. Bater nas elites, mesmo sem saber identificá-las, transformou-se em figura de linguagem dos políticos de esquerda ou de direita, assim como o termo "com certeza" incorporou-se ao parco vocabulário de celebridades e novos ricos. Nos dois casos, servem como máscaras a tentar esconder visível ignorância.
Nos países avançados, elite é tudo aquilo que está na ponta da corrida do desenvolvimento, a lanterna que alumia os caminhos da patuléia que segue atrás. O habitat natural das elites se encontra em terrenos férteis de universidades e instituições políticas, dois locais que no Brasil perderam ciência e se contaminaram com o empirismo (leiam o artigo de segunda-feira), terrenos ricos onde cresceu o lodo da ignorância. No primeiro, o símbolo de avanço é Lula e suas cotas no vestibular; no segundo, a referência maior passa a ser Severino Cavalcanti.
O novo presidente da Câmara, que surrou o governo do PT numa eleição histórica, é o efeito "Miguel Mossoró" em âmbito nacional, como lembrou ontem o concluinte de Direito, Rodrigo Levino, via e-mail. A semelhança eleitoral existe, mas nosso Miguel pelo menos é um gozador e está longe do atraso moral e do fundamentalismo católico do pernambucano do baixo clero. Mas a eleição de Severino enriquece a cenografia de ópera bufa do Brasil-espetáculo, pátria de socialites incultas, o "País do Big Brother", a "Nação do Operário Potrão".
Mas Severino Cavalcanti não está tão longe assim dos seus concorrentes no quesito "espírito público". Tanto o derrotado Greenhalgh, quanto o rebelde Virgílio também defenderam aumento das mordomias parlamentares. E nessa onda nepotista, a classe política não surfa sozinha. O respeitável ministro Nelson Jobim, falastrão de carteirinha, é um dos primeiros que rezam no "venha a nós o nosso reino e seja feita a nossa vontade".
Esquerda e direita, com a fidelíssima ajuda da mídia fútil, nas últimas duas décadas "severinaram" o Brasil. O que é na presente legislatura a representação política e cultural na Câmara de Vereadores de Natal, senão um surto de "severinização"? Vivemos o day after da virose "lulista" que nos quebrou a eficiência imunológica contra o atraso. Mas o discurso oco contra as "elites" nunca identificadas cai como uma luva na retórica idiota das lideranças devassas, da imprensa ululante (como diz Neumanne Pinto) e das autoridades amorais.
O Brasil precisa é recompor a elite, escapar das ideologias da miséria, tirar de seus professores e cidadãos de nível superior a condição financeira proletária. Desinverter os papéis, onde quem pensa com dignidade conta nos dedos a cesta básica da semana, enquanto num plenário imbecil uma besta eleita roda nos dedos a chave da Pajero que lhe leva até o banco mais próximo, onde está bem escondido o seu "pão nosso" amassado pelos diabos da hipocrisia "democrática".Festejem, vibrem, regozijem. O Brasil derrotou as elites e segue célere no rumo do desenvolvimento, estamos conquistando o planeta com meia-dúzia de campanhas publicitárias medíocres para programas de governo idem. Atingimos a redenção do sofrido povo nordestino, temos um pernambucano no Planalto, outro na Câmara, um alagoano no Senado, um baiano com a chibata da Cultura e centenas de colunistas nadando na transposição do vernáculo. Que o mundo assista, ao vivo, a primeira conversa entre Lula e Severino, resgatando antigo prefixo: Pernambuco falando, besteiras, para o mundo.

por Alma do Beco | 2:10 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker