segunda-feira, janeiro 31, 2005

Sobre a Cacimba de São Tomé

Sobre a Cacimba de São Tomé
Image Hosted by ImageShack.us

Largo Dom Bosco
Jeanne Nesi, in Caminhos de Natal

O Largo Dom Bosco está localizado no bairro da Ribeira, no trecho entre a praça Augusto Severo e a Avenida Junqueira Aires (hoje, Câmara Cascudo).
Até o final do século XIX, seu trecho era alagado por um braço do rio Potengi, onde foi construída uma ponte que facilitou a comunicação entre os bairros da Cidade Alta e Ribeira.
A região pantanosa da Ribeira foi drenada e aterrada no início do século XX, com o objetivo de se construir a Praça Augusto Severo, que à época ocupava um terreno que superava mais de duas vezes o existente hoje, englobando inclusive a área atualmente denominada largo Dom Bosco.
No terreno onde recentemente foi edificada a Agencia da Caixa Econômica Federal da Ribeira, localizado no trecho final da avenida Junqueira Aires, em frente ao Largo Dom Bosco, foi originalmente ocupado pela primeira fábrica da cidade, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Natal, idealizada e construída pelo industrial Juvino Barreto. A construção da referida fábrica foi iniciada em 1886, sendo solenemente inaugurada, em 21 de julho de 1888, em cerimonia presidida pelo então presidente da Província, Antônio Francisco Pereira de Carvalho.
Juvino Barreto foi um planejador vitorioso, que introduziu em Natal a primeira máquina Lowell. Trouxe ele da Inglaterra o que havia de mais moderno em máquinas e tecnologia, visando a implantação de sua fábrica na Ribeira. Contando com 48 teares, 1.600 fusos, 9 cardas, com motor de 60 HP, fabricava quatro tipos de tecidos grossos, beneficiando o algodão que descia do interior da província, em lombo de animais.
A casa residencial de Juvino Barreto foi construída no final do século XIX e acha-se localizada no atual Largo Dom Bosco, no lado oposto à fábrica, dentro de um imenso sítio que abrangia um quarteirão inteiro. Era uma propriedade bem cuidada, com pomar, cachoeira, cacimba (chamada Cacimba de São Tomé), além de outras dependências, tudo envolvido por uma paisagem exuberante, constituída de frondosas mangueiras e pontilhada de belas palmeiras imperiais...

por Alma do Beco | 12:48 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker