quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Canto ao Beco da Lama


Tribuna do Norte

Manuel de Azevedo – Músico e poeta

Estreito é o teu laço carinhoso, carismático e diplomático para com teu povo. Abraças a todos a um só tempo, sem distinção alguma. Convivem fraternalmente em tua senda letrados e analfabetos, empregados e patrões, poetas e políticos, músicos e musas, desempregados e bêbados, translúcidos e tresloucados, quengas e pais-de-santo.

Bunker etílico-eclético, insistindo bravamente em abrigar bares, botecos, biroscas, barbearia, biscaiteiros, ambulantes, livraria, perfumaria, sebo, partido político, relojoeiro, os reis do baralho no pano verde por trás dos biombos e da fumaça, os umbandistas que defumam o Beco sob a proteção dos orixás, enquanto o peixeiro ambulante deixa para trás o odor das marés e um magote de gatos e cães que reviram latas para depois lamberem a existência vadia.

A boemia sublimando a cachaça. A síncope e a contramão dos papudinhos ..."me lembrou Carlitos"..., e o contratempo da existência mecânica que um relojoeiro em tua esquina teima em consertar.

O eco das loas, das récitas ao balcão, do violão e das serestas, é nostalgia condensada que paira na embriagante atmosfera desse Beco de arquitetura pequena. Grande é a saudade de Nazi e sua obra-prima – a meladinha, do tempo de Natal pequenina de ruas estreitas repletas de calor humano.

O Beco da Lama ainda é seu mais fiel representante dessas eras.

O Beco da Lama é fonte poética em que bebo avidamente versos até que o tempo me envolva em brumas que se dissiparão nas chuvas do caju que me trouxe à cachaça, que me levou ao Beco, que me lavou o bico seco com meladinha, que me levará à tardinha à Pedra do Rosário, para somente retornar quando a ribalta do Beco estiver montada para receber seus mais respeitados e fieis protagonistas.

"...Glória à cachaça"... Salve, Salve, Beco da Lama!!!

por Alma do Beco | 5:08 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker