quarta-feira, março 09, 2005

Poesia, música e dança no 14 de Março



Tribuna do Norte
09/03/05

Lançamento de livros, palestras, shows, performances, homenagens e debates vão marcar a comemoração do Dia Nacional da Poesia, próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 8h, na Capitania das Artes. Para este ano, a programação está repleta de novidades, como a presença do poeta e escritor José Carlos Capinan – que ministra palestra na Funcarte – shows dos Poetas Elétricos à noite no Teatro Sandoval Wanderley e a apresentação do Balé da Cidade do Natal, além da entrega dos Prêmios Literários Câmara Cascudo de Prosa e Otoniel Menezes de Poesia pelo prefeito Carlos Eduardo. Serão homenageados o poeta Miguel Cirilo, o jornalista Celso da Silveira e João Alfredo pelo seu trabalho no carnaval de Natal.

Haverá também os lançamentos dos livros “Luzes, sombras e magias: os filmes que fazem a história do cinema”, do escritor Moacy Cirne e “Elementos do Caos”, de Miguel Cirilo. O poeta e compositor José Carlos Capinam, que participa do tradicional café-da-manhã com os artistas — e profere palestra sobre sua trajetória – lançará os livros ‘Inquisitorial” e ‘Confissões de Narciso”. Na Zona Norte está programado o Encontro Poético com Escolas da Rede Pública, na Escola Municipal Ascendino de Almeida.

À noite, no teatro Sandoval Wanderley, acontece a apresentação dos Poetas Elétricos (Edu Gómez e Carito), do grupo ‘Alegria Alegria’ homenageando João Alfredo, o jornalista Celso da Silveira e o poeta Miguel Cirilo, além do Balé da Cidade do Natal coreografando ‘O Homem’, de Miguel Cirilo. Já os poetas João da Rua, Eduardo Gosson e Eduardo Alexandre promovem debate sobre Geração Alternativa.

“Nossa intenção é ter uma programação variada e que seja voltada para atender as várias regiões da cidade, estimulando o debate, a produção local e oferecendo shows abertos para todos”, explica o presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão.

O tradicional café da manhã com os poetas começa às 9h, na Capitania das Artes, reunindo a classe artística, autoridades e convidados. Antes haverá a entrega dos prêmios Câmara Cascudo de Prosa e Otoniel Menezes de Poesia. Cada prêmio será no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), sendo descontado o Imposto de Renda na fonte.

Capinam e sua carreira

Letrista. Poeta. Escritor. Publicitário. Jornalista. Médico. José Carlos Capinan escreveu seus primeiros versos aos 15 anos. Nasceu na cidade de Entre Rios, a 160 km de Salvador, no litoral norte da Bahia. Nos anos 60, já estudando teatro, conheceu Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos cursando as faculdades de Filosofia e Administração de Empresas, respectivamente.

Em 1963 escreveu e estreou sua primeira peça: Bumba-meu-boi, musicada por Tom Zé. No ano seguinte, com o golpe militar, foi forçado a deixar Salvador, transferindo-se para São Paulo, indo trabalhar como redator publicitário na agência Alcântara Machado. Conheceu Geraldo Vandré, além de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal (do Teatro de Arena) que o levaram para o meio musical de São Paulo.

Logo depois foi apresentado a Edu Lobo. Participou ativamente dos movimentos culturais da década de 1960: Centro Popular de Cultura (CPC), Feira da Música (Teatro Jovem, com Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Torquato Neto e Gilberto Gil) e Tropicalismo, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, Torquato Neto, Rogério Duarte, Rogério Duprat e Gal Costa.

por Alma do Beco | 5:09 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker