Tribuna do Norte
09/03/05
Lançamento de livros, palestras, shows, performances, homenagens e debates vão marcar a comemoração do Dia Nacional da Poesia, próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 8h, na Capitania das Artes. Para este ano, a programação está repleta de novidades, como a presença do poeta e escritor José Carlos Capinan – que ministra palestra na Funcarte – shows dos Poetas Elétricos à noite no Teatro Sandoval Wanderley e a apresentação do Balé da Cidade do Natal, além da entrega dos Prêmios Literários Câmara Cascudo de Prosa e Otoniel Menezes de Poesia pelo prefeito Carlos Eduardo. Serão homenageados o poeta Miguel Cirilo, o jornalista Celso da Silveira e João Alfredo pelo seu trabalho no carnaval de Natal.
Haverá também os lançamentos dos livros “Luzes, sombras e magias: os filmes que fazem a história do cinema”, do escritor Moacy Cirne e “Elementos do Caos”, de Miguel Cirilo. O poeta e compositor José Carlos Capinam, que participa do tradicional café-da-manhã com os artistas — e profere palestra sobre sua trajetória – lançará os livros ‘Inquisitorial” e ‘Confissões de Narciso”. Na Zona Norte está programado o Encontro Poético com Escolas da Rede Pública, na Escola Municipal Ascendino de Almeida.
À noite, no teatro Sandoval Wanderley, acontece a apresentação dos Poetas Elétricos (Edu Gómez e Carito), do grupo ‘Alegria Alegria’ homenageando João Alfredo, o jornalista Celso da Silveira e o poeta Miguel Cirilo, além do Balé da Cidade do Natal coreografando ‘O Homem’, de Miguel Cirilo. Já os poetas João da Rua, Eduardo Gosson e Eduardo Alexandre promovem debate sobre Geração Alternativa.
“Nossa intenção é ter uma programação variada e que seja voltada para atender as várias regiões da cidade, estimulando o debate, a produção local e oferecendo shows abertos para todos”, explica o presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão.
O tradicional café da manhã com os poetas começa às 9h, na Capitania das Artes, reunindo a classe artística, autoridades e convidados. Antes haverá a entrega dos prêmios Câmara Cascudo de Prosa e Otoniel Menezes de Poesia. Cada prêmio será no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), sendo descontado o Imposto de Renda na fonte.
Capinam e sua carreira
Letrista. Poeta. Escritor. Publicitário. Jornalista. Médico. José Carlos Capinan escreveu seus primeiros versos aos 15 anos. Nasceu na cidade de Entre Rios, a 160 km de Salvador, no litoral norte da Bahia. Nos anos 60, já estudando teatro, conheceu Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos cursando as faculdades de Filosofia e Administração de Empresas, respectivamente.
Em 1963 escreveu e estreou sua primeira peça: Bumba-meu-boi, musicada por Tom Zé. No ano seguinte, com o golpe militar, foi forçado a deixar Salvador, transferindo-se para São Paulo, indo trabalhar como redator publicitário na agência Alcântara Machado. Conheceu Geraldo Vandré, além de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal (do Teatro de Arena) que o levaram para o meio musical de São Paulo.
Logo depois foi apresentado a Edu Lobo. Participou ativamente dos movimentos culturais da década de 1960: Centro Popular de Cultura (CPC), Feira da Música (Teatro Jovem, com Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Torquato Neto e Gilberto Gil) e Tropicalismo, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, Torquato Neto, Rogério Duarte, Rogério Duprat e Gal Costa.